O que é o Feng Shui?

De uma forma bem simplista, trata-se de uma técnica milenar chinesa (estima-se que com mais de 4 mil anos), que nos ensina equilibrar a energia dentro de nossos lares e locais de trabalho, proporcionando um direcionamento adequado da energia vital chamada Ch'i.
Existem muitas escolas de Feng Shui: a Tradicional, da Bússula, do Budismo Tântrico Tibetano da Seita do Chapéu Negro, da Forma, entre outras.
A Escola do Chapéu Negro, que venho estudando, tem se tornado a mais popular. Ela usa o Bagua, figura geométrica de um óctogono, que divide a planta da nossa casa ou escritório em oito áreas ou Guás importantes da nossa vida e faz a interpretação "você é sua casa, sua casa é você".
Através do ajuste do seu espaço (planta arquitetônica, mobília e objetos) podemos trazer benefícios às nossas vidas.
Este correto equilíbrio da energia nos direciona de forma positiva, atraindo mais prosperidade, boas oportunidades, saúde e bem-estar geral.
Feng Shui ou vento-água tem origem na observação destes elementos, pois as energias que nos circundam de alguma forma interferem nas nossas vidas.
A natureza, as construções ao nosso redor e suas formas, os campos eletromagnéticos, objetos, tudo isso age de alguma maneira e modifica esta energia Ch'i.
E assim, como um médico da casa, o consultor de Feng Shui traduz esta nossa energia pessoal em conexão com a energia do espaço que ocupamos, nos ensinando direcioná-la para uma vida melhor.