O que é o Feng Shui?

De uma forma bem simplista, trata-se de uma técnica milenar chinesa (estima-se que com mais de 4 mil anos), que nos ensina equilibrar a energia dentro de nossos lares e locais de trabalho, proporcionando um direcionamento adequado da energia vital chamada Ch'i.
Existem muitas escolas de Feng Shui: a Tradicional, da Bússula, do Budismo Tântrico Tibetano da Seita do Chapéu Negro, da Forma, entre outras.
A Escola do Chapéu Negro, que venho estudando, tem se tornado a mais popular. Ela usa o Bagua, figura geométrica de um óctogono, que divide a planta da nossa casa ou escritório em oito áreas ou Guás importantes da nossa vida e faz a interpretação "você é sua casa, sua casa é você".
Através do ajuste do seu espaço (planta arquitetônica, mobília e objetos) podemos trazer benefícios às nossas vidas.
Este correto equilíbrio da energia nos direciona de forma positiva, atraindo mais prosperidade, boas oportunidades, saúde e bem-estar geral.
Feng Shui ou vento-água tem origem na observação destes elementos, pois as energias que nos circundam de alguma forma interferem nas nossas vidas.
A natureza, as construções ao nosso redor e suas formas, os campos eletromagnéticos, objetos, tudo isso age de alguma maneira e modifica esta energia Ch'i.
E assim, como um médico da casa, o consultor de Feng Shui traduz esta nossa energia pessoal em conexão com a energia do espaço que ocupamos, nos ensinando direcioná-la para uma vida melhor.

O Feng Shui na minha vida

É com grande alegria que inicio o meu blog sobre Feng Shui, harmonização de ambientes, organização da casa e correlatos.


Pretendo usar este espaço para compartilhar idéias sobre estes assuntos e mostrar como coisas simples podem fazer uma grande diferença no nosso dia a dia.


O Feng Shui entrou na minha vida há cerca de 8 anos atrás e sempre tem me mostrado que tudo pode caminhar de forma muito harmônica em nossas vidas. Desde então, venho estudando esta técnica milenar chinesa e os benefícios que ela traz aos seus praticantes.


Tudo nesta vida é energia e está sempre em mudança. Não podemos vê-la, mas podemos senti-la de diferentes formas.


Quem nunca esteve na casa de alguém e ficou contando os minutos para sair dali, pois se sentiu murcho como uma uva passa ou esgotado energeticamente? Isso torna-se muito pior quando temos esse sentimento dentro de nossa própria casa.


O Feng Shui serve, por exemplo, para reverter essas sensações, além de várias outras coisas. Através desta técnica, conseguimos trazer um equilíbrio energético para nossa casa ou local de trabalho, deixando as energias fluirem de uma maneira mais leve e harmoniosa, trazendo tranquilidade, qualidade de vida e bem-estar.


É sobre tudo isso que pretendo escrever, publicando pequenos artigos periódicos e assim, de alguma forma, ajudar a todos que se interessem pelo assunto.


Obrigada pelo apoio!