Consultoria de Feng Shui. Como funciona?

Quem nunca ouviu falar em Feng Shui nos dias de hoje? Esta técnica milenar chinesa caiu no gosto popular e não é raro ver algum conhecido nosso atacando de consultor.
Basta comprar uma revista sobre o assunto nas bancas, pintar uma parede de vermelho e pronto, está feita a consultoria!
Infelizmente, não é tão simples assim. É claro que, as muitas dicas oferecidas pelas revistas são úteis, mas na prática, o assunto é sério e requer a ajuda de uma pessoa especializada, que conseguirá reunir todos os elementos necessários para uma análise completa de cada caso. Se não, todos os moradores de um edifício teriam a mesma sorte, afinal a planta é a mesma.
Para fazer uma consultoria, é necessária a planta arquitetônica do local, que servirá de base para a aplicação do baguá e a divisão de cada setor correspondente, baseada na porta de entrada principal.
Este é o ponto de partida, porém ainda não é suficiente para diagnosticar todos os problemas que possam existir por ali.
O passo seguinte será uma entrevista com o morador, numa conversa franca e sincera, onde ele sinalizará suas dificuldades, desarmonias e sentimentos que tem no local.
Caso o consultor não possa fazer uma visita ao imóvel, ele deverá receber fotos e descrições detalhadas de todos os cômodos da casa, inclusive da área externa, onde possa visualizar o posicionamento de móveis, janelas, portas, entrada principal, etc.
A partir daí, o consultor terá material para fazer um estudo individualizado, levando em consideração o perfil dos moradores, a situação vivida naquele local e então, sugerir as “curas” e ajustes corretos para que ocorra um equilíbrio energético no local.
É importante lembrar que a simples colocação de um sino do vento ou baguá numa casa não quer dizer que tudo está adequado conforme o Feng Shui. Infelizmente, tenho visto não-consultores oferecerem por aí “decoração estilo Feng Shui”. Não existe “estilo Feng Shui”!
Fazer uma consultoria não é transformar sua casa numa tenda esotérica. Encher de badulaques, sem os devidos ajustes ou “curas”, não garante a ninguém os resultados obtidos, por exemplo, através do equilíbrio dos 5 elementos (Água, Madeira, Fogo, Metal e Terra) que falarei a respeito num próximo texto.
Você pode harmonizar o local como seu estilo pessoal, seja ele discreto, arrojado, clean, esotérico ou não.
Por isso, fica aqui uma orientação: se informe antes de fazer qualquer alteração em sua casa, pois às vezes, a simples mudança da posição da cama pode trazer um resultado indesejado.