Ser feliz e ter boa energia!

Quando aplicamos o Feng Shui na nossa casa, temos como objetivo tirar as travas da nossa vida. Conseguimos eliminar aquela sensação de que tudo está parado, amarrado, por mais que você se esforce para não estar.
Se estamos doentes, almejamos cura e mais saúde, se não temos um amor, sonhamos que um príncipe encantando baterá na nossa porta, se não temos dinheiro, achamos que vamos ganhar na loteria e assim por diante.
Eu também gostaria que fosse assim, que com um simples passe de mágica tudo se resolvesse, mas não é.
Para os adeptos desta técnica, algumas coisas importantes guiam nossa vida: o destino (ou o nome que quiser dar, conforme sua crença), a boa sorte, o livre arbítrio e o Feng Shui.
Não importa qual seja a sua religião, todos acreditamos que, se estamos aqui temos um motivo para isso. É uma visão simplista de destino, aquela marca que trazemos ao nascer e que norteará a nossa vida.
Então desde o início desta prática milenar, descobriu-se que o Homem, dotado de livre arbítrio, poderia direcionar sua vida de uma outra maneira, alterando a sua sorte. É aí que entra o Feng Shui. É fundamental para qualquer mudança que você queira isso e foque sua energia para tal. Você é o responsável pela sua felicidade, seja ela material, espiritual, afetiva. 
Uma coisa é fato: se seu destino não for ganhar na Mega-Sena, você passará a vida toda jogando e irá dessa para uma melhor (ou pior) talvez até mais pobre do que veio.
O Feng Shui não opera nenhum milagre, se isto não for para você. No entanto, com a mudança energética gerada pela aplicação desta técnica na sua casa, toda a sua boa sorte fica realçada e irá gerar mais boa sorte ainda, pois sai a energia negativa e entra a positiva. Esta renovação energética é capaz de grandes “milagres” sim, mas somente você será o grande responsável por operá-los.
O Feng Shui é um instrumento capaz de fazer com que as coisas boas cheguem mais rápido!
E como ter somente boas vibrações e pensamentos, numa época que somos invadidos por propagandas de todo tipo? Dá para ser feliz se o seu vizinho trocou de carro e o seu só foi sucesso na década passada?
Sim, é possível, se cercando de boa energia, que nos traz leveza e felicidade.
Mas se você sente que seu chefe te esqueceu, por mais que você tenha feito o ano todo para ser lembrado, que sua saúde começou a ficar instável depois que um cano insistiu em vazar dentro do gabinete do seu banheiro, você trocou um sofá de lugar e os seus amigos sumiram, é hora de avaliar sua casa sob a luz do Feng Shui, pois corrigindo coisas tão simples como estas, você poderá mudar todo um contexto de energia que convive com você dentro do seu lar.
Daí sim você poderá dizer que, com o Feng Shui, conseguiu mais prosperidade, mais saúde, mais amor e então o carro novo, o aumento de salário, o emprego novo com certeza virão de brinde nesta nova fase da sua vida.


PS - não deixem de seguir as dicas do meu texto anterior "Comece a preparar a casa para o Ano Novo".

Comece a preparar a casa para o Ano Novo!

Com a chegada do final do ano, muita gente tem me perguntado o que fazer para tornar a casa e a vida mais próspera para 2010. E eu como sempre, digo que o primeiro passo é "desentulhar" coisas.
Sempre é uma boa hora para arrumar a casa, arrumar a vida, mas parece que no final do ano ficamos mais própícios a isso.
Então vamos aproveitar esta onda natalina, onde renovamos esperanças, metas e sonhos para seguir 8 passos básicos que, com certeza, abrirão novos canais de energia para a virada:
  1. Tire todos os objetos e mobília quebrados de dentro de casa.
  2. Separe objetos, roupas, sapatos e móveis que não usam mais. Quer coisa mais bacana do que doar a quem precisa?
  3. Conserte portas, janelas, vidros quebrados, buracos na alvenaria e rachaduras nas paredes. Arrume os vazamentos e fios elétricos expostos.
  4. Faça uma grande faxina, com água e sabão. Tire as poeiras da casa, tire as poeiras da alma.
  5. Energize seu lar com plantas, flores alegres e coloridas (naturais), som e muita alegria de viver.
  6. Quando tudo estiver pronto, use um incenso de mel, que estimula a afetividade entre os moradores da casa, acalma os corações, enche o lar com vibrações de amor.
  7. Se gosta de cozinhar, faça uma receitinha gostosa e chame os amigos. Usar o fogão é uma atitude próspera, pois o fogão é considerado no Feng Shui o ativador da riqueza material.
  8. Materialize os seus sonhos! Pegue uma folha em branco e enumere tudo o que deseja conquistar no ano novo. Escreva a sua meta e o que fará para alcançá-la. Visualize seus desejos e detalhe de maneira clara e objetiva. Deixe esta folha num local visível para você. Faça disso o seu mantra pessoal. Parece tudo óbvio e simples, e mesmo sabendo de tudo isso, nem sempre executamos.
    Uma coisa é fato: a prosperidade, seja material, afetiva, na saúde ou no amor, não virá sozinha bater na sua porta. Você é quem deve abrir a porta, se abrir às oportunidades, chamar as boas energias para dentro da sua casa.
    Pode ser que sua casa ainda assim precise de uma avaliação mais profunda, que consiga mapear tudo aquilo que está emperrado, mas estes primeiros passos são fundamentais para que a roda energética comece a girar e então você perceba que precisa ir mais além.
    Então, comece hoje, comece arregaçando as mangas e colocando sua disposição interior a serviço do seu bem estar!
    Boa sorte!

(imagem extraída da internet)

No meio do caminho havia uma parede!!!

É cada vez mais comum plantas de imóveis cheias de quinas, recortes e paredes onde nem sempre deveriam existir.
Então aquela frase "no meio do caminho havia uma pedra" serve muito bem para ilustrar um problema sério no Feng Shui, que atrapalha o fluxo energético da casa.
Na entrada principal da casa, a poucos passos da porta, damos de cara com uma parede, bem no meio do caminho, criando uma pedrinha no sapato do morador, que muitas vezes nem percebe o incômodo que é entrar em casa, dar 2 passos e ter que fazer uma conversão total para a direita ou esquerda!
Essa paredinha, que geralmente serve para esconder um lavabo (também não é muito favorável ter um banheiro na entrada da casa) significa aquilo que intuitivamente sentimos: um bloqueio. E é exatamente isso que ela faz, bloqueia o fluxo do Ch'i.
Porque a porta principal não serve apenas para entrarmos e sairmos da nossa casa. É por aí que a energia entra e sai da nossa vida.
O caminho tem que estar livre. O mesmo se aplica para os que moram em casas.
Já reparou como é a sua entrada? É convidativa ou cheia de obstáculos? Chegar em casa é um prazer ou uma tortura?
Deixar este acesso livre é permitir que a energia positiva se movimente tranquilamente pela sua casa, transformando sua vida.
Como sabem, não sou muito de dar dicas, pois nem sempre o que serve para a casa de um serve para a do outro, porém neste caso, segue uma orientação que com certeza só trará benefícios.
Se a sua entrada é estreita e logo vem uma parede na sua frente, coloque ali, na parede em frente a porta, um amplo espelho.
Cuide também da iluminação. Se não houver uma janela para a luz natural, capriche na lâmpada. A entrada deve ser alegre e iluminada!
A numeração da porta deve ser visível. Se uma visita não acha a sua casa, imagine o Ch'i!!
São pequenos detalhes que não devem ser ignorados.
Aproveitem o final de semana para analisar esta questão. Sintam-se por um momento visitantes e percebam a sensação que tem ao entrar em casa.
Deixem a intuição falar mais forte e verão que um simples empurrãozinho num vaso, mais prá cá ou prá lá trará uma nova e agradável sensação.

Férias, mais tempo em casa

Julho acabou, mas para quem tem criança em casa, as férias ainda continuam... E com as precauções da “gripe suína” (ainda não consegui chamar de H1N1), o nosso Lar Doce Lar acaba virando parquinho, sala de cinema e hotel.
Olha eu querendo falar de organização de novo! Não, não farei menção a isso, porque uma baguncinha de vez em quando, em meio a todos esses acontecimentos, não faz mal a ninguém.
E já que estou falando de crianças, vou falar do Gua da Criatividade e Filhos.
Às vezes focamos tanto nas áreas do Sucesso, Carreira e Prosperidade, que esquecemos que harmonizar esse cantinho pode ser fundamental para o equilíbrio destes outros Guas.
É nesta área que criamos! Criamos novas idéias, fazemos nossa imaginação ir além, geramos nossos descendentes! Criamos os bons pensamentos que só nos atraem coisas boas.
Uma casa com este Gua harmonizado tem moradores bem sucedidos, cheios de sonhos e planos de vida.
Observe as crianças a sua volta: seus filhos, sobrinhos, netos ou filhos de amigos. Almofadas empilhadas viram uma cabana, uma tampinha é uma roda, um papel dobrado é um avião. Quanta imaginação!
Um dia já fomos assim e de repente nos esquecemos que podemos criar, ver coisas novas e pensar diferente.
É hora de renovar esta vontade de aprender, de criar, de inventar e para isso vamos começar harmonizando esse cantinho tão importante da nossa casa.
O elemento regente é o Metal e a cor que harmoniza é o branco.
Que tal colocar objetos dos seus filhos neste setor? Uma sala de brinquedos, uma prateleira com os livros de historinhas?
Não tem crianças em casa? Não tem problema. Sabe aquela sua coleção de bonecas ou de carrinhos que estão lá no fundo do baú? Pois então, agora você já sabe qual é o melhor lugar para eles.

O Feng Shui através do Baguá

O Feng Shui equilibra as pessoas e seus ambientes através da harmonização do Ch’i, a energia vital que flui dentro e em torno da nossa casa.
Para isso, analisa o histórico do local, as formas geométricas, as cores, disposição dos cômodos e móveis, relação da casa x terreno x rua. São esses fatores que criam os padrões energéticos da residência, que também afetam o fluxo do nosso Ch’i pessoal.
O termo Feng (vento) Shui (água) origina-se de um provérbio chinês que descreve o melhor lugar para se viver:

“onde o vento é suave e o sol é quente, a água é clara e a vegetação é viçosa”

Para o Feng Shui, uma casa deve ser clara, iluminada, alegre. Devemos passear pelos ambientes sem esbarrar nas mobílias.
A brisa suave deve invadir os cômodos, sem grandes correntes de vento e nem portas batendo. Deve ter aroma próprio e agradável, trazer o descanso merecido após um dia de trabalho, ser o nosso refúgio e ter um bom Ch’i.
O Baguá é um dos instrumentos que usamos para compreender esses padrões de energia e deve ser aplicado na planta baixa do imóvel, a partir da porta de entrada principal, dividindo a casa nas nove áreas (Guás) importantes da nossa vida: PROSPERIDADE, SUCESSO, RELACIONAMENTOS, FAMÍLIA, FILHOS, BENFEITORES, ESPIRITUALIDADE, TRABALHO e SAÚDE.
Através dele, o Consultor poderá determinar os Guás desajustados e sugerir as “curas” para corrigir ou melhorar o Ch’i existente, proporcionando renovação e bem-estar ao local.
Segue uma descrição básica de cada Guá:
Guá do Trabalho: rege as profissões, o ambiente de trabalho e tudo que se refere ao nosso “ganha pão”.
Guá dos Benfeitores: refere-se às pessoas próximas com quem convivemos e os desconhecidos que de alguma forma aparecem em nossas vidas para nos auxiliar no dia-a-dia. Rege também a energia favorável às viagens e lugares que desejamos conhecer.
Guá da Espiritualidade: rege a nossa espiritualidade e o desenvolvimento dela. Também promove a expansão do conhecimento e da sabedoria.
Guá da Família: é uma excelente área para promoção das relações e vínculos familiares, integração entre moradores da casa e fortalecimento da união.
Guá da Prosperidade: é um dos mais importantes da casa. Ele afeta a situação financeira e a vida próspera em todos os aspectos.
Guá do Sucesso: está relacionado com nossa reputação, fama e também com a visão que a comunidade tem de nós.
Guá do Relacionamento: rege a união de um casal e o estímulo da vida a dois, para os que ainda não encontraram sua cara-metade.
Guá dos Filhos: representa os filhos que já existem ou mesmo o que ainda estão em planos, o futuro, a renovação constante das idéias e a idealização de novos projetos.
Guá da Saúde: rege o bem-estar, a saúde física, mental e espiritual dos moradores. É o local da harmonia da casa, do equilíbrio das energias Yin e Yang para uma vida saudável e feliz.

Cada Guá representa uma parte de nosso corpo e tem suas doenças relacionadas.
Também representam os membros da família (o pai, a mãe, o filho mais velho, a filha do meio, o filho caçula), entre outros aspectos, que abordarei com mais detalhes em outros artigos.

(Baguá - imagem da internet)

Arrumando as gavetas



Um dos princípios do Feng Shui diz que não devemos guardar "entulhos" dentro da nossa casa, como revistas antigas, roupas velhas, objetos quebrados, bagunças de uma maneira geral.

Calma, você não precisa transformar sua casa num "show room" de loja de armários e sair dando tudo o que é seu.

Quem não tem em casa roupas que já passaram por 2 ou 3 estações sem serem usadas, esperando emagrecer, a moda voltar ou sei lá o quê? Pois é lá que mora o perigo, naquele lugar em que não mexemos nunca, um armário, uma gaveta, um cômodo.

Justamente pela falta de uso, criamos um foco de energia estagnada e esta energia parada começa a criar obstáculos "invisíveis" na nossa vida.

É a promoção que não sai, os clientes que somem, aquela pessoa que não chega na sua vida. Pois bem, tudo isso pode estar acontecendo porque a energia Ch'i da sua casa não está fluindo como deveria, porque você não mexe faz tempo numa gaveta que está lá no aparador da sala de jantar, que cai bem na área do Trabalho ou então no quartinho de "bagunças", que cai lá na área de Relacionamentos.

Então aquelas pequenas bobagens que você anda empurrando com a barriga, para arrumar no dia que chover, por exemplo, vão criando travas e você se pergunta: "mas por que será que está tudo tão devagar?"

Quando chego na casa de um cliente, sempre peço para ver os armários e gavetas, pois isso é fundamental no diagnóstico da casa.

E não é porque sou Consultora no assunto que também não me acomodo. Também tenho preguiça e fico esperando a boiada passar, mas daí, quando meu telefone não toca, penso comigo mesma: "hora de arrumar as gavetas"!

(fonte: imagem da internet)



Sobre meu último artigo...

Recebi um e-mail sobre o meu artigo anterior, perguntando sobre o “estilo Feng Shui” como simples maneira de decoração e o uso do baguá, cristais e sinos de vento como objetos de correção energética.
Por isso, antes de escrever sobre um novo tema, gostaria de complementar meu último texto com mais algumas informações.
Existem objetos que são usados para promover as curas energéticas sugeridas após a análise do imóvel.
Alguns exemplos: espelhos, bolas de cristal, sinos de vento, pedras, estátuas, vasos com plantas, aquários, mobília específica (de madeira, metal, quadrada, redonda, triangular), fontes, flautas chinesas, entre outros.
Simplesmente colocar estes objetos na casa, não significa que ela esteja recebendo a “cura” específica sob o ponto de vista do Feng Shui. Serão apenas objetos decorativos.
Você poderá tê-los por gosto, questão estética, simpatia, mas estes só trazem os ajustes energéticos, quando receberem o devido tratamento, ou seja, forem dispostos no setor/guá que necessitam de curas e principalmente após o “Reforço dos 3 Segredos”, que é o alinhamento do corpo, fala e mente, colocando intenção naquilo que se deseja.
Se não fizer os passos acima, você apenas irá decorar a sua casa com objetos usados no Feng Shui, como quem usa decoração étnica, oriental ou country, podendo ou não trazer energias favoráveis ao local.
É claro que é bom ter em casa espelhos, cristais, sinos de vento e muitas vezes, colocamos alguns deles por simples intuição, o que é melhor do que nada.
Devemos lembrar que os objetos têm a sua própria energia e que de alguma forma estão agindo no local, porém se estiverem mal posicionados, não causarão efeito algum, podendo até atrapalhar o bom fluxo do Ch’i.

Consultoria de Feng Shui. Como funciona?

Quem nunca ouviu falar em Feng Shui nos dias de hoje? Esta técnica milenar chinesa caiu no gosto popular e não é raro ver algum conhecido nosso atacando de consultor.
Basta comprar uma revista sobre o assunto nas bancas, pintar uma parede de vermelho e pronto, está feita a consultoria!
Infelizmente, não é tão simples assim. É claro que, as muitas dicas oferecidas pelas revistas são úteis, mas na prática, o assunto é sério e requer a ajuda de uma pessoa especializada, que conseguirá reunir todos os elementos necessários para uma análise completa de cada caso. Se não, todos os moradores de um edifício teriam a mesma sorte, afinal a planta é a mesma.
Para fazer uma consultoria, é necessária a planta arquitetônica do local, que servirá de base para a aplicação do baguá e a divisão de cada setor correspondente, baseada na porta de entrada principal.
Este é o ponto de partida, porém ainda não é suficiente para diagnosticar todos os problemas que possam existir por ali.
O passo seguinte será uma entrevista com o morador, numa conversa franca e sincera, onde ele sinalizará suas dificuldades, desarmonias e sentimentos que tem no local.
Caso o consultor não possa fazer uma visita ao imóvel, ele deverá receber fotos e descrições detalhadas de todos os cômodos da casa, inclusive da área externa, onde possa visualizar o posicionamento de móveis, janelas, portas, entrada principal, etc.
A partir daí, o consultor terá material para fazer um estudo individualizado, levando em consideração o perfil dos moradores, a situação vivida naquele local e então, sugerir as “curas” e ajustes corretos para que ocorra um equilíbrio energético no local.
É importante lembrar que a simples colocação de um sino do vento ou baguá numa casa não quer dizer que tudo está adequado conforme o Feng Shui. Infelizmente, tenho visto não-consultores oferecerem por aí “decoração estilo Feng Shui”. Não existe “estilo Feng Shui”!
Fazer uma consultoria não é transformar sua casa numa tenda esotérica. Encher de badulaques, sem os devidos ajustes ou “curas”, não garante a ninguém os resultados obtidos, por exemplo, através do equilíbrio dos 5 elementos (Água, Madeira, Fogo, Metal e Terra) que falarei a respeito num próximo texto.
Você pode harmonizar o local como seu estilo pessoal, seja ele discreto, arrojado, clean, esotérico ou não.
Por isso, fica aqui uma orientação: se informe antes de fazer qualquer alteração em sua casa, pois às vezes, a simples mudança da posição da cama pode trazer um resultado indesejado.

O que é o Feng Shui?

De uma forma bem simplista, trata-se de uma técnica milenar chinesa (estima-se que com mais de 4 mil anos), que nos ensina equilibrar a energia dentro de nossos lares e locais de trabalho, proporcionando um direcionamento adequado da energia vital chamada Ch'i.
Existem muitas escolas de Feng Shui: a Tradicional, da Bússula, do Budismo Tântrico Tibetano da Seita do Chapéu Negro, da Forma, entre outras.
A Escola do Chapéu Negro, que venho estudando, tem se tornado a mais popular. Ela usa o Bagua, figura geométrica de um óctogono, que divide a planta da nossa casa ou escritório em oito áreas ou Guás importantes da nossa vida e faz a interpretação "você é sua casa, sua casa é você".
Através do ajuste do seu espaço (planta arquitetônica, mobília e objetos) podemos trazer benefícios às nossas vidas.
Este correto equilíbrio da energia nos direciona de forma positiva, atraindo mais prosperidade, boas oportunidades, saúde e bem-estar geral.
Feng Shui ou vento-água tem origem na observação destes elementos, pois as energias que nos circundam de alguma forma interferem nas nossas vidas.
A natureza, as construções ao nosso redor e suas formas, os campos eletromagnéticos, objetos, tudo isso age de alguma maneira e modifica esta energia Ch'i.
E assim, como um médico da casa, o consultor de Feng Shui traduz esta nossa energia pessoal em conexão com a energia do espaço que ocupamos, nos ensinando direcioná-la para uma vida melhor.

O Feng Shui na minha vida

É com grande alegria que inicio o meu blog sobre Feng Shui, harmonização de ambientes, organização da casa e correlatos.


Pretendo usar este espaço para compartilhar idéias sobre estes assuntos e mostrar como coisas simples podem fazer uma grande diferença no nosso dia a dia.


O Feng Shui entrou na minha vida há cerca de 8 anos atrás e sempre tem me mostrado que tudo pode caminhar de forma muito harmônica em nossas vidas. Desde então, venho estudando esta técnica milenar chinesa e os benefícios que ela traz aos seus praticantes.


Tudo nesta vida é energia e está sempre em mudança. Não podemos vê-la, mas podemos senti-la de diferentes formas.


Quem nunca esteve na casa de alguém e ficou contando os minutos para sair dali, pois se sentiu murcho como uma uva passa ou esgotado energeticamente? Isso torna-se muito pior quando temos esse sentimento dentro de nossa própria casa.


O Feng Shui serve, por exemplo, para reverter essas sensações, além de várias outras coisas. Através desta técnica, conseguimos trazer um equilíbrio energético para nossa casa ou local de trabalho, deixando as energias fluirem de uma maneira mais leve e harmoniosa, trazendo tranquilidade, qualidade de vida e bem-estar.


É sobre tudo isso que pretendo escrever, publicando pequenos artigos periódicos e assim, de alguma forma, ajudar a todos que se interessem pelo assunto.


Obrigada pelo apoio!